O Centro de Inclusão Social Tia Emília – CISTE nasceu de um sonho, e somente a partir da confluência de episódios que ocorreram em janeiro de 2008, esse sonho tornou-se possível. Três fatos contribuíram para a construção do Ciste: a inesperada morte de Tia Emília; a eminente necessidade da população São Dominguense em ter acesso a fontes de pesquisa e os anseios da família de ajudar a comunidade local.
Fundado em 04.02.09, o Ciste é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos econômicos, democrático e pluralista. A sua missão é realizar ações sócio-educativas e cidadãs para jovens, famílias e comunitários de São Domingos, visando contribuir no fortalecimento das estruturas sócio-populares, pela defesa e garantia dos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DHESCA), promovendo assim a Inclusão Social e o desenvolvimento sustentável para a comunidade. É importante frisar que as atividades do centro na comunidade começaram a ser desenvolvidas em janeiro de 2008 e conta com mais de 500 pessoas beneficiadas.
Para a concretização deste sonho a instituição contou com a colaboração da Rede de Educação Cidadã, CESEP e Complexo Cultural Gonzagão na realização de cursos e reuniões com seus membros. O Ciste beneficiou em 2008, 80 adolescentes através do “Projeto Conexões de Saberes” da Universidade Federal de Sergipe, que ofereceu oficinas de Espanhol e Educação Ambiental.
Através do Projeto Girassol, que tem como foco a formação de artesãos, foi desenvolvido oficinas de Vagonite para senhoras da melhor idade. No período de 03 a 06 de março de 2009 realizou-se o curso Cozinha Brasil, uma parceria com o SESI que beneficiou 80 famílias de baixa renda, melhorando a qualidade de vida de inúmeras pessoas.
Em 12.06.09 a 17.07.09 fora realizado um curso de Xilogravura, através do Projeto Gravuras de Inverno, tendo como parceria o SEBRAE. Nesse curso foram beneficiados 28 adolescentes.
Em 20.10.09 fora realizado também o curso de Criação de Galinha Caipira, tendo como parceiro o SENAR, sendo beneficiadas 30 pessoas. Outros cursos como o de Horticultura e Corte e Costura também em parceria com o SENAR foram desenvolvidos no Ciste. O primeiro realizado de 08.12.09 a 10.12.09, beneficiou 30 pessoas; o segundo realizado de 05.04.10 a 16.04.10 beneficiou 30 senhoras que irão gerar renda e dá sustentabilidade as famílias de baixa renda.
Atualmente o Ciste está realizando em parceria com o Banco do Nordeste, o curso de Cerâmica através do Projeto Arte do Fogo. Dessa forma irá capacitar 30 artesãos, com o propósito de gerar emprego e renda.
É importante ressaltar que o Centro de Inclusão Social Tia Emília – CISTE dispõe de espaços de leitura e pesquisa que auxiliam na capacitação de leitores ao acesso e uso da informação. Objetivando ser reconhecido como celeiro cultural que promove os jovens para o exercício pleno da cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário